quarta-feira, 27 de abril de 2011

Há uma lenda que conta a origem do ipê.
Ela diz o seguinte:
Naqueles tempos, o inverno estava nos seus últimos dias e
todas as árvores da floresta estavam começando a florescer.
Somente os ipês continuavam sem flores. Os ipês, cada vez
mais se entristeciam com aquela situação. Eles eram os
únicos que não tinham nem flores nem frutos. Então, os
amarelos canários da terra, percebendo a tristeza dos ipês,
resolveram fazer seus ninhos somente nos galhos de um dos
ipês. E ninhais também foram feitos pelas araras vermelhas e
azuis e os sanhaços em outro; as garças brancas em outro, as
siaciras em outro, e num outro ipê menos imponente, foram
os periquitos, jandaias, maritacas e papagaios. Os ipês
ficaram muito felizes e resolveram pedir à Providência Divina
que lhes dessem flores, como forma de agradecimento aos
canários da terra, e a todos os outros pássaros da floresta,
pela alegria que tinham levado a eles. No dia seguinte, dizem;
sob o mais belo céu azul que aqueles sertões já conheceram,
os ipês floresceram, em várias cores. E cada um dos ipês se
vestiu nas cores e matizes dos pássaros que os havia
adotado. Quando tudo aconteceu, era agosto. E assim, desde
então, os ipês têm florescidos em agosto. Agora, a cada
agosto, um vento frio sopra desde os sertões do Brasil: é a
Providência divina anunciando que ainda mais uma vez os
ipês florescerão, cumprindo a aliança entre Deus e a Natureza.
“As cores dos ipês são, portanto, expressão de um milagre do
amor de Deus pela natureza e pelos seres que vivem na
Terra”.
Esta postagem significa a idéia do nosso Blog 
é através da diversidade, e respeito a identidade cultural de cada indivíduo
que conseguimos fazer educação.O aprender está onde estão inseridos os 
educandos, seja numa sala de aula de uma escola estruturada, ou em uma aldeia indígena como foi o caso que encontramos esta lenda.

A professora lê o texto para os alunos
21 DE OUTUBRO DE 2009 Ipês do ACAS e Aldeia Kaiowá.
Acompanhamos a inserção de alunos a tecnologia para alfabetização. Através da leitura de um texto, os “Ipês”, de Antonio Carlos A.dos Santos que foi
publicado no site “O Portal Vermelho”, numa classe de alfabetização da aldeia Kaiowá, em uma escola de Evangelização pertencente ao município de
Dourados, MS - Brasil. A Professora Maria Goretti leu o texto para os curumins e cunhãs (meninos e meninas). Para o terceiro ano primário, pediu
fazerem um trabalho a respeito; com dissertações e desenhos. “As crianças indígenas leram o texto e os passaram também aos seus pais.” O texto
desta "carta" é uma homenagem em agradecimento que faço a estes brasileirinhos, para os quais nunca fiz nada. Agora estou recompensado; e
orgulhoso! Pela primeira vez mostro os desenhos que me foram enviados pela Professora Maria Goretti; as fotos de seus desenhos são (quase)
inéditas e agora, via Portal Vermelho, vão ser expostas para o mundo. Se puderem ajudá-los de alguma forma, ainda que com orações, peço que o
façam. Temos esta dívida para com estes brasileiros mais autênticos. “ANTÔNIO CARLOS A. DOS SANTOS-ACAS *-Posta-8 /09/2008.
Alguns dos textos   feitos pelos indiozinhos do Mato Grosso- Brasil, sobre o texto “IPÊS”:
"O ipê é uma árvore que dá uma flor tão bonita, tem de toda cor: tem ipê amarelo e tem verde. Verde eu nunca vi mais eu tenho certeza que
tem... Tem azul, roxo e branco. O ipê ele serve para quê? Madeira, tabua, piso, por isso todos acham que ele é bom. (Jaderson).


“O ipê estava triste porque não dava flor... Um dia apareceram uns passarinhos muito bonitos, sentou um passarinho branco no ipê, sentou verde no
ipê, sentou amarelo e chegou a primavera, ai deu flor nos ipês, e os ipês ficaram alegres... ai Jesus deu as flores para os ipês, Jesus é fiel para o ipê”.
(Elizeu)
Este é um exemplo de como se pode obter excelentes resultados  quando direciona o olhar para a diversidade.


Sandra Regina da Silva


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3 comentários:

  1. A lenda do Ipê Amarelo está ligada a diversidade dos elementos(presentes na natureza de Deus)
    Se todos os educadores conseguissem trabalhar com a diversidade, com os alunos,a educação seria perfeita.
    Fátima Isabel Coppolla

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  2. Importante trabalhar com diversidade mas eu fico um pouco preocupada com a palavra PERFEITA, quando algo é perfeito parece que está bom como está não precisa melhorar, acredito que em tudo é melhor não ser perfeito e sim continuar se esforçando para um mundo melhor.

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  3. Belíssima história, a leitura nos faz viajar a lugares nunca antes habitados.

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